Thursday, February 15, 2007

COMÉRCIO RETALHISTA INTEGRADO – PROPOSTA DE TRABALHO

SUGESTÕESMETODOLÓGICAS PARA RESOLUÇÃO DO TRABALHO SOBRE COMÉRCIO RETALHISTA INTEGRADO
*******************************************************************************
A partir de historiais de diferentes formas de comércio retalhista integrado, os alunos analisam casos para identificação de peculiaridades de organização e funcionamento.
Cada grupo de alunos, com um caso diferente, assinala aspectos como domínios de produto/serviço, objectivos e modos de organização, motivações, políticas de sortido, filosofias de compra e de venda.
A apresentação das conclusões de cada grupo e a sua discussão permitem assinalar conceitos identificadores e diferenças.
Através de um texto facultado pelo professor, apresentando um estudo de caso de implantação de um centro comercial, os alunos identificarão e explorarão os conceitos definidores de centro comercial e as regras a que se encontram sujeitos.
Deverão identificar os pontos fortes desta forma de comerciar e a sua importância para a modernização do comércio na zona de implantação.
Pesquisa de informação sobre o volume de vendas efectuadas por centros comerciais, grandes superfícies especializadas, hipermercados, entre outros, para percepção da importância relativa dessas modalidades.
Esta informação deverá ser analisada numa perspectiva evolutiva, nomeadamente na última década.
Com base em documentação solicitada (eventualmente por e-mail) à entidade gestora de um centro comercial, os alunos, divididos em grupos de trabalho, analisam o planeamento do centro, os constrangimentos enfrentados, a forma de gestão, a filosofia de selecção de lojistas, a diversidade de ramos comerciais, as áreas de lazer e restauração (tenant-mix), o perfil do cliente tipo, etc.
As conclusões desta análise integrarão os relatórios a apresentar à turma ou, eventualmente, a outros públicos interessados. (eventos temáticos, semanas de departamento, etc.) Idem, com objectivos semelhantes, a outras formas de comércio retalhista integrado, nomeadamente, grandes armazéns, lojas de discount, hipermercados, grandes superfícies especializadas.
Em qualquer situação, em sala de aula, cada grupo de trabalho elaborará um relatório que contemple os conceitos estudados e as análises efectuadas e que será objecto de apresentação pública.

No comments: